E ai pessoal, no post de hoje vocês vão aprender um pouco mais ou conhecer um dos personagens mais brilhantes de todos os tempos, espero que gostem.
Sherlock Holmes é um famoso personagem da literatura britânica, criado pelo médico Arthur Conan Doyle. Sherlock viveu no final do século XIX e início do XX. Sua primeira aparição foi no livro de romance Um estudo em vermelho, publicado em 1887. Ele ficou famoso por utilizar a ciência da dedução para resolver diversos mistérios que surgem todos os dias.
O personagem se tornou tão poderoso com apenas algumas publicações, isso não o tornou tão conhecido por ser "o personagem criado por Conan Doyle" e sim Conan Doyle como "o homem que criou Sherlock Holmes". Nos romances, a maior parte das histórias é contada pelo colega de quatro de Sherlock, seu fiel escudeiro Dr. Watson, que mesmo após conhecê-lo de perto, continua surpreendendo suas habilidades surpreendentes.
Sherlock Holmes apareceu em 60 obras de Doyle, sendo 56 contos e 4 romances, resolvendo casos que nem mesmo a Scotland Yard conseguia. O personagem acabou habitando a mente dos leitores e fãs por mais de 120 anos.
Ele costuma ser arrogante, sempre dando palpites certeiros. Em sua primeira aparição no "Um estudo em vermelho", Holmes diz que Watson estivera na Guerra do Afeganistão em poucos segundos de conversa. Na maioria das vezes Holmes não demonstra sentimentalismo, sendo mais voltado ao seu lado racional, mesmo assim, algumas vezes ele demonstra alguns sentimentos por outras pessoas, dando um lado mais humano ao personagem.
Segundo as obras originais, Holmes é muito alto, possui mais de um metro e oitenta, extremamente magro, pálido, nariz fino. Pratica exercícios físicos apenas exigidos em sua profissão de detetive. Diz que fumar cachimbos ajuda a esclarecer a mente, quando está envolvido em algum enigma. Às vezes passa dias em silêncio apenas tocando violino, resultando em um exímio violinista.
Uma de suas características mais fortes é não gostar que interrompam suas reflexões, além de dominar incrivelmente muitos assuntos de conhecimento humano, como História, Química, Geografia e muitos outros. Segundo seu criador, Holmes viveu em Londres, no famoso apartamento 221B Baker Street, durante o último período da época Victoriana, hoje esse endereço é um museu dedicado ao personagem.
Outra marca do personagem é a frase "Elementar, meu caro Watson", que na verdade foi criada no teatro, assim como o cachimbo curvo do detetive. Tentando descobrir a profissão de Holmes, Dr. Watson avalia os conhecimentos do detetive como:
1-Leitura: 0
2-Filosofia: 0
3-Astronomia: 0
4-Política: 0
5-Botânica: conhece fundo a beladona, o ópio e os venenos em geral.
6-Geologia: práticos, mas limitados. Reconhece a primeira vista diversos tipos de solo e pode identificar onde você estivera pelas sujeiras nas calças e sapatos.
7-Química: profundos.
8-Anatomia: exatos, mas pouco sistemáticos.
9-Literatura: imensos.
10-Toca bem violino.
11-É ótimo em boxe, esgrima e bastão.
12-Tem grande conhecimento das leis inglesas.
Holmes nasceu no dia 6 de janeiro de 1854, filho de um agricultor e mãe franceses. Seu irmão mais velho, Mycroft, trabalha no Serviço Secreto Britânico. Segundo Holmes, seu irmão é mais brilhante e possui um senso de observação melhor do que ele próprio.
Holmes tem um arqui-inimigo com habilidades intelectuais parecidas, se chama professor Moriarty.
Livros:
A seguir a lista de contos e romances de Sherlock:
Romances:
-Um estudo em vermelho (1887)
-O signo dos quatro (1890)
-O cão dos Baskervilles (1901)
-O vale do terror (1915)
Contos:
-As aventuras de Sherlock Holmes (1892= 12 contos)
-Memórias de Sherlock Holmes (1894= 11 contos)
-O retorno de Sherlock Holmes (1905= 13 contos)
-O último adeus de Sherlock Holmes (1917= 8 contos)
-Os arquivos de Sherlock Holmes (1927= 12 contos)
Inspiração:
Dr. Joseph Bell (1837-1911) impressionou um de seus alunos com sua capacidade de deduzir muito da vida e hábitos dos seus pacientes, apenas observando-os. Conan admitiu ter usado e aumentado as habilidades quando criou o detetive. Em um texto publicado no The National Weekly (1923), Doyle descreve seu professor dizendo:
"Era magro, vigoroso, com rosto agudo, nariz aquilino, olhos cinzentos, ombros retos e um jeito sacudido de andar. A voz era esganiçada. Era um cirurgião muito capaz, mas seu ponto forte era a diagnose, não só de doenças, mas de ocupações e caráteres."
Também teria se baseado na filosofia de Bell, que dizia:
"A maioria das pessoas veem, mas não sabem observar. Olhando se relance um indivíduo, podemos identificar o país de origem por suas feições, a profissão e os meios de vida pelas mãos, sua história pelo modo de andar, maneirismos e até mesmo fiapos presos na roupa."
Holmes também foi inspiração para diversos personagens de séries e livros. Adrian Monk, da série Monk, têm um senso de observação e dedução do mesmo nível de Sherlock.
Gregory House, da série House M.D., utiliza a lógica dedutiva para desvendar as mentiras de seus pacientes.
A Disney criou o personagem Sir Lock Holmes, nem preciso dizer nada...
É isso ai pessoal, espero que tenham gostado do post, não se esqueçam de comentar o que acharam aqui embaixo e de seguir o o blog para receber as próximas postagens, vlw flws.
"Eu disse faça falar a pena. Quantas oportunidades preciso lhe dar?"
-Sherlock Holmes
Blogger Comment