Review: Pac-Man


     Pac-Man, também conhecido como come-come, em japonês Puckman = パックマン, é um jogo eletrônico projetado pela Tohru Iwantani, desenvolvido pela Namco e pela Atari e distribuído pela Midway Games. Foi lançado nos anos 80 para Arcade e foi e sempre será um dos jogos mais populares de todos os tempos, sendo feito para diversos consoles e tendo várias continuações que eu não gostei.

     Conquistou um público tão grande pois é divertido, viciante e tem uma jogabilidade e objetivos muito simples mas que acabam sendo mais difíceis do que parece. No jogo, você é uma cabeça redonda com uma boca e sua missão é comer todas as pastilhas, também conhecidas como queijinhos, você está em um labirinto e junto com você há quatro fantasmas que te perseguem.

     Em 1980, um designer da Namco chamado Tohru Iwatani queria inventar um jogo diferente dos "shoot-em-ups" que estavam muito populares na época. Segundo ele conta, Iwatani estava em um jantar com os amigos, comendo pizza, o primeiro pedaço retirado formou uma cabeça com a boca aberta para o lado. Mais tarde o nome dado a esse personagem foi Puck-Man, do termo japonês paku-paku, que significa a boca de alguém abrindo e fechando.

     No jogo, você controla puck-man com o objetivo de comer todos os queijinhos no labirinto e evitar encostar nos quatro fantasmas que vão te perseguir, esses fantasmas são Galaxians que se chamam 'Blinky', 'Pinky', 'Inky' e 'Clyde' que escapam de uma prisão no meio da arena. Nos cantos dos mapas, existem queijinhos maiores, que permitem que você "coma" os fantasmas durante um período de tempo.

     Foi um dos primeiros jogos que usaram o merchandising de um jeito massivo, vendendo muitos tipos de produtos como camisetas, casacos, calças, copos, lençóis, cereais e diversos outros.

     Em 1982 foi lançado Ms. Pac-Man, a primeira sequência da franquia, é um jogo semelhante ao original mas com a personagem principal feminina, com a boca pintada de batom vermelho e agora existem quatro labirintos diferentes.

     Também foi lançado Pac-Man Jr., onde o personagem principal seria o filho de Pac-Man, que usa um boné com hélice em cima.

     De 1982 a 1984, a Hannah-Barbera produziu uma série animada baseada no game. Chegou a ser exibida no Brasil em 1987 pela Bandeirantes. Como sempre, brasileiro sabe criar nome e ao invés de deixar "Pac-Man", nomearam a série como "Comilão" e usa um chapéu que é uma referência ao de "Indiana Jones". A série conta as aventuras e desventuras da família Pac-Man, sendo todos os membros, incluindo cão e gato, de forma esférica.

     O recorde mundial de Pac-Man é de Billy Mitchel. Ele levou mais de 6 horas até perder o jogo, conseguindo a pontuação máxima de 3.333.360 pontos. Tendo que completar 256 telas e não perdeu uma única vida, eu hein.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment