No dia 21 de novembro de 1990 foi lançado um dos jogos que mais marcou a minha infância, o clássico Super Mario World, também conhecido como Super Mario Bros. 4 em alguns lugares. É um dos melhores jogos do Mario, obviamente desenvolvidos e publicados pela Nintendo e assim como alguns outros jogos do Mario, era vendido junto com o console Super Nintendo, o que com certeza o ajudou bastante a alcançar o título de jogo mais vendido do SNES.
Assim como todos os jogos da franquia Mario, pelo menos os que eu conheço, Super Mario World tem uma história bem simples e superficial, o enredo é o seguinte:
Mario, Luigi e Peach foram tirar férias na Ilha dos Dinossauros. Porém, durante essas férias, Bowser rapta a princesa (novidaaaade). Ele também se apodera da ilha e aprisiona seus habitantes. Assim, Mario e Luigi terão que passar por sete regiões diferentes para enfrentar Bowser e salvar a princesa e os habitantes da Ilha dos Dinossauros.
Os chefes do jogo. |
É simples e bem parecido com os outros jogos da franquia, mas o que importa mesmo é a diversão enorme que você tem jogando, o jogo é meio longo e, eu era bem pequeno, até um pouco difícil. Além de libertar a Peach, também existem vários objetivos secundários como:
- Libertar e completar todas as 96 fases, algumas são secretas e, para quem quer desafio, coletar as 3 moedas do Yoshi que você encontra ao longo das fases.
- Encontrar os quatro Palácios do Interruptor (! Amarelo, Azul, Vermelho e Verde) que deixam algumas fases bem mais fáceis.
- Liberar o Mundo Estrela, que são um conjunto de fases especiais que meio que liberam atalhos para várias regiões do mapa.
- Quando você completar o Mundo Estrela você também vai liberar uma região chamada Special, que é composta por várias fases difíceis.
- Outra coisa bem divertida é usar todos os Yoshis, cada tipo (cor) tem uma habilidade especial.
Tipos de Yoshi:
(todos só tem poderes quando mantém um inimigo na boca)
- Vermelho: Yoshi cospe bolas de fogo.
- Amarelo: Yoshi cria um terremoto quando pula e cai no chão.
- Azul: Yoshi consegue voar.
- Verde: Yoshi cospe o casco, sem poderes diferenciados.
Regiões:
- Ilha do Yoshi (Yoshi's Island): A ilha onde o jogo começa, seu chefe é Iggy Koopa, também é onde você destrói o primeiro interruptor, o amarelo.
- Planícies da Rosquinha (Donut Plains): Um planalto que possui esse nome por ter um lago no meio e acaba parecendo uma rosquinha. O chefe da região é Morton Koopa Jr., também é onde se localiza o interruptor verde.
- Cúpula de Baunilha (Vanilla Dome): É uma caverna bem simples mas tem um Portal Estrela, interruptor vermelho e castelo fantasma, seu chefe é Lemmy Koppa.
- Floresta da Ilusão (Forest of Illusion): Uma floresta gigante que tem saídas secretas e o jogador precisa encontrar as saídas, quando você joga pela primeira vez provavelmente vai se perder, por isso o nome "Floresta da Ilusão". Seu chefe é Roy Koopa.
- Ilha de Chocolate (Chocolate Island): Uma ilha montanhosa marrom, dai o nome. Ao passar por essa ilha você vai parar a fase do navio naufragado onde enfrentará Wendy O. Koopa.
- Vale Bowser (Bowser Valey): Ao passar pelo navio fantasma, vai surgir uma entrada para o Vale do Bowser, onde você vai enfrentar Larry Koopa e, finalmente, Bowser.
- Mundo da Estrela: (Star World): É uma montanha com formato de estrela situada em uma nuvem, nela existem cinco portais que te levam para vários lugares do mapa e um que te leva para o Special World.
- Mundo Especial (Special World): É a última região do jogo, se localiza em um plano celeste. Quando as fases dela são completadas, as cores do jogo mudarão, tanto as do mapa quando de alguns personagens.
Uma coisa que eu descobri enquanto pesquisava algumas coisas para fazer essa review, é que Super Mario World teve uma sequência, Super Mario World 2: Yoshi's Island, o jogo se passa na Ilha dos Dinossauros, só que muitos anos antes dos acontecimentos do primeiro jogo, quando Mario ainda era bebê.
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